Como um profissional autônomo, você precisa ter as estratégias certas para se comunicar com seus potenciais clientes.
Em meio a tantos processos e estratégias para criar a comunicação exata e limpa com seu cliente, é preciso valorizar e explorar a eficácia e o potencial de algumas delas.
É importante ressaltar que a comunicação pode ser feita através de vários modelos e canais.
Conheça 7 dicas para se destacar no mercado empresarial:
– Comunicação visual: Os materiais visuais são essenciais para qualquer estratégia de marketing, por isso o seu plano de comunicação deve se unir com criações desse tipo de conteúdo e interação.
Dessa forma, pode-se ousar em infográficos, fluxogramas e mídias para conectar conceitos e atividades referentes ao seu serviço, pois conteúdos visuais tendem a ser bem recebidos.
– Identidade visual consistente: É notório que vivemos em uma sociedade visual, e isso reforça ainda mais o fato de se criar uma identidade visual marcante, com cores e imagens expressivas. Logo, paleta de cores, fontes e imagens são primordiais nesse processo.
– Destacar resultados: Utilize de recursos como dados e históricos para apresentar ao cliente e transferir a confiança do seu serviço. Pessoas tendem a tomarem a decisão de compra quando provas sociais são expostas, confirmando a eficácia do produto ou serviço.
– Identifique os pontos problemáticos do seu cliente: Para resolver o problema de forma completa e satisfatória, reserve um tempo para entender o negocio do seu cliente e identificar os pontos problemáticos, fazendo uma pesquisa mais aprofundada da situação.
– Posicione-se como um solucionador de problemas: Adote um posicionamento seguro e firme, tornando mais fácil a transferência de confiança para seu cliente referente as suas capacidades e técnicas.
Também é importante destacar um plano de ação, expressando seus processos e estratégias.
– Compartilhe seu processo de trabalho: É importante que seu cliente tenha acesso ao seu processo de trabalho, para até mesmo entender sobre prazos e execuções. Dessa forma, irá auxiliar no valor que você oferece, destacando sua maneira organizada e honesta.
– Ofereça prova social: Comunicar valor para seu cliente é essência nessa fase. Você pode fazer isso de duas formas: Dizendo por conta própria ou deixando que os outros executem esse papel. Existem diversas ferramentas para fazer isso de forma um pouco mais profissional, como depoimentos em mídias sociais, indicações pessoais, materiais que possam mensurar o valor do seu serviço, prêmios e etc.
A comunicação com seus clientes vai além do atendimento, mas se baseia também em adotar estratégias e processos para desenvolver uma comunicação limpa e clara, fugindo de ruídos e más interpretações.