Você reconhece o valor daquilo que não consegue ver? Nesse artigo iremos explicar mais sobre os ativos intangíveis, e como eles são importantes para a sua empresa. Continue lendo para saber mais.
De forma simples, os ativos intangíveis são patrimônios do seu negócio, que não podem ser tocados.
Para compreender melhor, pense em todos os bens de sua empresa que significam um valor agregado a ela, como desenvolvimento de tecnologia, direitos autorais, carteira de clientes, ações e até a sua marca.
O Balanço Patrimonial de uma empresa é estruturado e dividido em três categorias: Ativos, Passivos e Patrimônio Líquido. Na categoria Ativos é registrado tudo o que a empresa possui e que pode gerar benefícios econômicos no futuro.
Ou seja, nessa categoria estamos nos referindo a saldos positivos, desde recursos aplicados e produtos no estoque, até a itens mais intangíveis, como uma marca ou direitos autorais.
Mas então, como mensurar o valor dos ativos intangíveis da sua empresa?
É definido pelo Pronunciamento CPC 04 que um ativo intangível deve ser mensurado inicialmente pelo seu custo. O custo de um ativo intangível adquirido separadamente inclui:
- Seu preço de compra, acrescido de impostos de importação e impostos não recuperáveis sobre a compra, após deduzidos os descontos comerciais e abatimentos; e
- Qualquer custo diretamente atribuível à preparação do ativo para a finalidade proposta.
Vale destacar que para mensurar o custo dos Ativos Intangíveis deve-se determinar se o mesmo foi adquirido separadamente ou em uma combinação de negócios.
- Custo por aquisição separada: neste caso, deve-se medir o valor presente de seus benefícios projetados. Todavia, pensando no critério de objetividade, para fins de registro contábil é comum, nesses casos, utilizar o custo de aquisição.
- Custo por aquisição em uma combinação de negócios: avalia-se o Ativo Intangível por meio da metodologia do valor justo na data de aquisição. Este reflete as expectativas de mercado na data de aquisição com relação à probabilidade de geração de benefícios econômicos a favor da empresa.
ATENÇÃO! Todo Ativo Intangível deve ser reconhecido no Balanço Patrimonial.
Entenda a importância
Para compreender melhor o que significa ver valor aos bens que não se enxerga, iremos citar dois exemplos.
Imagine que você deseja vender o seu negócio, que ao longo dos anos formou uma carteira de clientes considerável, e construiu uma marca com boa reputação. Você sabe que uma posição de destaque no mercado é um dos principais ingredientes para o sucesso de uma organização.
Além disso, o valor dos ativos intangíveis, como pessoas, conhecimento, relacionamentos e propriedade intelectual, é muito maior do que aquele definido para ativos tangíveis, como equipamentos e o prédio em que sua empresa se situa.
Com isso, entendemos a principal importância do Ativo Intangível para um negócio: a gestão de Ativos Intangíveis é essencial para o sucesso a longo prazo.
Por mais que estes cálculos e análises pareçam ser complexos, para garantir assertividade, segurança, tranquilidade e confiança no processo, é importante contar com um parceiro.
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