Será que MEI realmente não precisa de contador? Se você também tem esta dúvida, não se preocupe. Nós revelaremos agora, no artigo de hoje do blog da Munus Contábil.

MEI realmente não precisa de contador?

Quando pequenos, todos nós escutávamos aquela expressão que dizia “isso é como procurar agulha no palheiro”. Isso se refere a sensação de se sentir perdido, não saber por onde começar, realizar uma tarefa quase que impossível. Pois bem, se você não for um ótimo contador, ao lidar com a contabilidade sem um auxilio profissional, certamente irá se sentir como alguém caçando uma agulha em um palheiro.

Muitas pessoas pensam que um MEI (Micro Empreendedor Individual) não necessita de um apoio profissional do contador. E de fato, perante a lei, o micro empreendedor individual não é obrigado a contratar um contador. Desde que não tenha ultrapassado um faturamento anual igual a R$81.000,00, pode sim declarar através do Simples Nacional. No entanto, vale lembrar que pode ser tributado em quase 28%, uma vez que o valor supere a casa dos 32%.

Pontos de atenção ao MEI

Se você é MEI e decidiu controlar sozinho suas finanças, ou seja, sem o auxílio de um contador, vai precisar ter toda a documentação organizada. Você deve utilizar planilhas de fluxo de caixa, notas de compra e venda de mercadorias e notas fiscais arquivadas. Toda esta organização vai te auxiliar a manter as contas em dia. Além do mais,ao preencher o Relatório Mensal das Receitas, você consegue demonstrar faturamentos passados. Lembramos ainda que você deve realizar este procedimento mensalmente, até no máximo o dia 20.

Não tenho muita organização financeira. E agora?

Agora, se você MEI não tem toda esta organização financeira que você deve ter ao lidar com a contabilidade de sua empresa, infelizmente você vai estar apenas aumentando as suas chances de perder o controle contábil.

Por conta disso, o recomendável é delegar as tarefas. Contar com um auxílio do contador é um passo importante para todo empresário estrategista. Além de organizar suas finanças, ele vai orientar quanto ao melhor caminho a ser seguido.

Lembramos também que o regime MEI assente quanto a contratação de um funcionário. É totalmente assertivo contar com a ajuda do seu contador também neste caso, para ajudar no recolhimento da Guia da Previdência Social e FGTS, afastamentos, licença médica, salário-maternidade, entre outros casos.

Entendeu agora que, mesmo não sendo obrigatório, o suporte de um contador faz toda a diferença na vida de um MEI? E se você precisar de ajuda, sabe com quem pode contar. A Munus oferece o melhor suporte contábil para você. Entre em contato que ficaremos felizes em te ajudar.