A contabilidade fiscal e tributária vai além de cumprir uma obrigação de escrituração de livros fiscais e apuração de impostos. Esta área oferece orientação completa referente a tributação e execução de todas as rotinas que estão atreladas ao fisco, evitando riscos fiscais e tributários.

A apuração fiscal correta evita riscos tributários para a empresa e multas por atrasos nas obrigações assessorias, as declarações que somente seu contador tem a competência técnica e responsabilidade para entrega, assim como a obrigação principal que é a apuração dos tributos que é feita em conjunto, uma vez que o cliente precisa emitir os documentos fiscais de forma correta observando a legislação.

A área fiscal desempenha muitas funções estratégicas dentro da sua empresa. Confira as principais rotinas abaixo:

Gestão de Notas Fiscais

A mais conhecida certamente é a gestão das notas fiscais. Ela compreende as notas de saída e de entrada. Para cada transação comercial, deverá haver também uma nota fiscal formalizando a compra e venda, a ser enviada para a Receita Federal quando solicitado.

Recebimento e escrita fiscal

A rotina do departamento fiscal também confere o recebimento e escrituração das notas fiscais. Fica a responsabilidade do seu contador acessar a Secretaria da Fazenda e verificar se as informações são válidas.

Conferência de documentação

Para evitar incongruências relacionadas aos tributos na escrituração, faz parte da rotina do departamento fiscal assegurar que a NF esteja devidamente preenchida e validada de acordo com a Receita Federal.

Atualização

O departamento fiscal precisa estar sempre atento às mudanças na legislação (haja visto que o Brasil tem uma das mais complexas cargas tributárias), procurando se atualizar de maneira constante.

Apuração de tributos

Outra atividade que faz parte da rotina do departamento fiscal é a apuração dos tributos. Cabe a este setor apurar todos os impostos que incidem sobre as atividades da empresa a fim de verificar se está tudo de acordo com a legislação vigente.

Auxílio na classificação fiscal

No caso de empresas que possuem em seu core os serviços de importação e exportação, precisa ter atenção à classificação fiscal das mercadorias. Cada produto tem um código de Nomenclatura Comum do Mercosul, que determina as alíquotas e é taxado de maneira diferente ao entrar ou sair do Brasil.

Obrigações tributárias acessórias

Outro aspecto da rotina do departamento fiscal envolve o cumprimento das obrigações tributárias acessórias. Por exemplo o EFD, ECD, DCTF, DASN, DEFIS e DIRF.

Envio de demonstrações contábeis

O envio das demonstrações contábeis (como DLPA, DRE e DMPL) para a Receita Federal também está dentro das rotinas do departamento fiscal.

Com a contabilidade fiscal em boas mãos sua empresa economiza impostos e ainda evita riscos de autuações e multas. A Munus está sempre à disposição para dar o melhor suporte para sua empresa. Conte conosco.